Jan 15

Reclamações de moradores, contas a pagar, necessidade de manutenção constante. Esse é o dia a dia de um síndico, e as atividades que fazem parte da gestão de um condomínio deixam claro que o trabalho é difícil — e apresenta diversos desafios.

Você deve conhecer esse cenário, mas talvez nunca tenha pensado em quais são os reais obstáculos desse cargo e como resolvê-los ou, pelo menos, amenizá-los.
No artigo de hoje, vamos falar sobre os principais desafios de gestão de um condomínio. Confira.

1. Segurança é prioridade na gestão de um condomínio
A violência das cidades exige um cuidado extra do síndico com as ações de segurança. É preciso se certificar de que os acessos não autorizados serão impedidos e que qualquer ocorrência será solucionada antes de se tornar um perigo real para os moradores.

Como fazer isso? Há duas alternativas. A primeira é a realização de um treinamento eficiente para que os funcionários saibam lidar com as adversidades. O ideal, aqui, é contar com uma empresa especializada, que tenha uma equipe qualificada e que passe por atualizações frequentes.

A segunda conta com a ajuda da tecnologia para controlar o acesso e disponibilizar aos moradores um botão do pânico. O monitoramento do acesso pode ser feito por reconhecimento facial, tags ou leitura biométrica, por exemplo.

O objetivo é que os visitantes só consigam entrar no condomínio se forem autorizados por um morador. Já o botão do pânico é para ser acionado em caso de emergência.

2. Comunicação
Esse é um problema de gestão de um condomínio devido à falta de tempo dos moradores, que não participam das assembleias. A solução é contar com redes sociais fechadas, por exemplo, grupos privados no Facebook e no WhatsApp.

A tecnologia também pode ser utilizada para realizar assembleias online, na qual todos podem emitir suas opiniões, dar sugestões e registrar reclamações. A vantagem é contar com as informações armazenadas, o que possibilita a consulta a qualquer momento e permite tomar decisões com mais segurança.

3. Gestão de equipes
Essa é uma atividade complexa e que pode tomar muito tempo do síndico. Nesse caso, vale a pena terceirizar tanto os serviços de facilites (como limpeza, portaria, segurança etc.) quanto a própria administração do condomínio.

Existem empresas que terceirizam esses serviços e ainda fornecem a possibilidade de ter um síndico profissional, que realiza uma gestão isenta, imparcial, experiente e com conhecimentos técnicos.

No caso da administração, a vantagem é que o síndico não precisa se preocupar com as atividades rotineiras e pode cuidar dos moradores. Assim, assegura-se transparência, consultoria de recursos humanos, assessoria e cobrança jurídica, controle do orçamento e muito mais.

4. Inadimplência
Os níveis de endividamento são uma das maiores preocupações da gestão de um condomínio. Em 2016, o percentual de devedores diminuiu em diversas cidades, como São Paulo. Isso porque há novas regras que determinam que a quitação das dívidas deve ocorrer em 3 dias.

Caso contrário, o morador pode ter seu nome negativado e conta-corrente bloqueada – em casos mais graves, o imóvel pode até ser penhorado. Para o síndico, essa já é uma boa notícia, mas os processos podem ser melhorados com uma comunicação aberta com os condôminos.

Oferecer descontos para a quitação dos valores em aberto e lembrar os moradores sobre a finalidade do dinheiro e os prazos de pagamento são boas alternativas. Além disso, é necessário ter uma boa gestão financeira, cobrando os valores sempre que necessário.

5. Controle de obras
As obras e manutenções são constantes nos condomínios e podem se tornar verdadeiros desafios. Acompanhar e analisar os diferentes fatores são atividades essenciais para garantir que o orçamento seja mantido.

Novamente, a terceirização é uma opção interessante. Com ela, você consegue fazer a gestão do condomínio ao mesmo tempo em que mantém a qualidade dos serviços oferecidos aos moradores.

Em resumo: para vencer os desafios inerentes à gestão de um condomínio, aposte em algumas atitudes práticas, como:

Priorizar as demandas;
- Organizar seu dia a dia;
- Administrar os projetos conforme as necessidades surgirem;
- Investir na terceirização.